Pikolin

Pikolin Leah

Pikolin Leah
3.7de 5
Isolação de Movimento3.0
Qualidade dos Materiais4.5
Alívio de Pressão4.0
Regulação de Temperatura3.0
Garantia e Assistência4.0
PorInês MoraisAtualizado a 11 de abril de 2024
Verificado porFrancisco Pereira

Por que escolher o Pikolin Leah?

Tipo

Espuma

Firmeza

4 de 5

Vida Útil

2 anos

Melhor Para

  • Pessoas de maior porte ou peso
  • QQuem se mexe muito ao dormir
  • Quem dorme de costas ou de barriga para baixo

O Pikolin Leah é um colchão de espuma de alta firmeza. Com 24 cm de altura, é apresentado como o modelo mais acessível da linha de colchões "bed-in-a-box" da Pikolin. Destaca-se por ter dupla face de conforto – um dos lados oferece maior firmeza graças a uma camada extra de espuma, enquanto o lado principal inclui uma camada viscoelástica para um acolhimento mais suave.

Pontos Fortes

  • Dupla face de conforto (um lado mais firme, outro mais suave)
  • Boa qualidade de construção e materiais
  • Tratamento Tripla Barreira® contra ácaros, bactérias e fungos
  • Preço acessível
  • Entrega rápida (48-72h)
  • Boa regulação de temperatura

Pontos Fracos

  • Período de teste curto (30 dias)
  • Capa não removível para lavar
  • Pode ser demasiado firme para quem dorme de lado
  • Garantia de apenas 2 anos
  • Processo de devolução pouco flexível

Isolação de Movimentos

Este colchão oferece uma isolação de movimento razoável, embora não seja o seu ponto mais forte. Por um lado, o design de espuma sem molas promove a independência de leitos – a própria Pikolin anuncia que o Leah proporciona um "descanso individualizado" onde os movimentos de uma pessoa não são sentidos pela outra.

De facto, para movimentos normais durante o sono, os testes indicam que o colchão consegue isolar a maioria dos movimentos.

No entanto, em cenários de agitação extrema (por exemplo, se um dos parceiros se mexe muito durante a noite), a transferência de movimento torna-se mais perceptível.

Em resumo, o Leah isola bem os movimentos no dia-a-dia, mas não atinge a excelência de alguns colchões de molas ensacadas nesse critério. Ainda assim, a maioria dos utilizadores classifica positivamente o desempenho, não reportando perturbações significativas do sono devido ao parceiro.

Qualidade dos Materiais

A qualidade de construção e dos materiais do Pikolin Leah é um dos seus trunfos, tendo em conta o posicionamento de preço.

Trata-se de um colchão 100% espuma, com um núcleo de espuma de alta resiliência (HR) denominado Confortcel®, que confere suporte sólido e durabilidade acima da média. Sobre o núcleo, integra camadas de conforto que incluem espuma viscoelástica (Viscofoam®) e uma espuma de poliéter, além de fibras termorreguladoras, todas envolvidas por um tecido stretch de malha respirável.

Esta composição resulta numa combinação de firmeza e adaptabilidade: um dos lados do colchão é acolchoado com a camada de poliéter para oferecer maior firmeza, enquanto o lado oposto (principal) tem a camada viscoelástica para acomodar melhor o corpo. O acabamento possui ainda o tratamento Tripla Barreira – tecnologia exclusiva da Pikolin – que protege contra ácaros, bactérias e fungos, contribuindo para a higiene e longevidade do produto.

Em termos de detalhes de fabrico, nota-se a ausência de capa removível com fecho éclair. A capa do Leah é fixada (costurada), o que significa que não pode ser retirada para lavar. Portanto, para preservar a limpeza, é aconselhável utilizar um protetor de colchão adicional.

Apesar disso, a qualidade percebida dos têxteis e espumas é elevada para a sua gama – o tecido é macio e de toque agradável, e os materiais robustos e bem acabados.

Camadas e materiais do Pikolin Leah

Alívio de Pressão

No critério de alívio de pressão, o Pikolin Leah apresenta um desempenho satisfatório, especialmente para determinados perfis de sono. A camada de espuma viscoelástica no lado principal tem a função de se moldar aos contornos do corpo conforme a pressão e a temperatura, ajudando a distribuir o peso de forma uniforme e a reduzir pontos de pressão incómodos.

Em combinação com o núcleo firme, isto permite manter a coluna alinhada e evitar dores ao despertar. Os nossos testes indicam que o colchão Leah apesar do seu nível de firmeza, adapta-se bem ao corpo.

Contudo, devido à sua natureza mais firme, o alívio de pressão pode ser sentido de forma diferente conforme a posição de sono. Para quem dorme de barriga para cima ou para baixo, o suporte firme e uniforme do Leah é muito benéfico, mantendo as ancas e lombar bem sustentadas.

para quem dorme de lado, pode sentir o colchão inicialmente "demasiado duro em algumas ocasiões", especialmente nas zonas dos ombros e ancas, uma vez que a espuma não é espessa o suficiente para os afundar o suficiente e não garante o alinhamento da coluna nesta posição.

Regulação de Temperatura

Os colchões de espuma tendem a reter mais calor devido ao tipo de material. O colchão Pikolin Leah tem uma respirabilidade adequada ainda que não seja a sua principal característica. Ou seja, a respirabilidade poderia ser maior em comparação a alguns concorrentes, mas não compromete o conforto térmico.

Há vários elementos de design voltados para manter uma temperatura de sono confortável:

  • Primeiro, o tecido stretch da cobertura é bastante respirável e ajuda na circulação do ar pela superfície.
  • Segundo, a camada de Viscofoam utilizada no acolchoado principal é descrita como termo-sensível porém de célula aberta, o que significa que dispersa o calor acumulado em vez de o reter.
  • Além disso, entre as camadas superiores existe uma fibra atérmica (ou seja, que não aquece com a temperatura do corpo) e fibra de poliéster, ambas contribuindo para um conforto mais fresco e arejado.
  • O núcleo HR Confortcel inclui poros que facilitam a ventilação interna, renovando o ar no interior do colchão a cada movimento e evitando a concentração de humidade.

Na prática, a performance térmica do Leah foi considerada adequada nos ensaios: não se identificou problemas significativos de sobreaquecimento durante a noite.

Apesar de não ter uma construção específica de alto fluxo de ar como alguns colchões de mola, este modelo consegue manter-se seco e higiênico – graças também ao tratamento anti-ácaros e antifúngico, que impede acumulação de humidade e odores.

Em resumo, o Leah mantém uma temperatura neutra a ligeiramente fresca durante o sono para a maioria dos utilizadores. Quem tende a sentir muito calor à noite poderá apreciar o equilíbrio oferecido: o colchão adapta-se ao corpo sem criar a sensação de forno, embora em climas muito quentes ou para pessoas extremamente sensíveis ao calor, um modelo com ainda mais ventilação poderia ser considerado.

Garantia e Assistência

Pikolin logo
Trustpilot rating: 4.5

Pikolin

No mercado desde 1949

Marca espanhola líder em colchões, conhecida pela sua inovação e qualidade premium.

O colchão Pikolin Leah conta com o respaldo de uma grande marca tradicional, o que traz alguma tranquilidade. A garantia da Pikolin para os seus colchões é de 2 anos contra defeitos de fabrico.

Ao contrário de outras marcas com 100 noites de teste, a Pikolin oferece apenas um período de teste de 30 dias após a receção. Durante esse período, o colchão pode ser trocado caso, mas poderá ser cobrada uma taxa de 10€ pelos custos de envio que será devolvida 7 dias após a receção e verificação por parte da Pikolin.

Contudo, este período de teste não é exatamente simpático: a Pikolin tem algumas condições e a devolução não é propriamente automática, sendo que a marca oferece alguma resistência a essa devolução. Aconselhamos portanto, que experimentem o colchão numa loja física antes de comprar.

A experiência de compra direta através do site da Pikolin oferece algumas comodidades adicionais de serviço. A linha de colchões enrolados (como o Leah) beneficia de envio expresso, com entrega estimada entre 48 e 72 horas.

Opiniões sobre o Pikolin Leah

Inês Morais

Inês Morais

Editora Chefe

Especialista em comunicação com foco em conteúdo técnico e científico.