IKEA

Valevåg

Valevåg
2.8de 5
Isolação de Movimento4.0
Qualidade dos Materiais2.0
Alívio de Pressão2.0
Regulação de Temperatura3.0
Garantia e Assistência3.0
PorInês MoraisAtualizado a 15 de março de 2024
Verificado porFrancisco Pereira

Por que escolher o Valevåg?

Tipo

Molas

Firmeza

3.5 de 5

Vida Útil

10 anos

Melhor Para

  • Pessoas que dormem de costas ou de barriga para baixo
  • Casais que querem minimizar perturbações de movimento durante a noite
  • Quem procura um colchão híbrido (molas + espuma) económico
  • Quem preferem uma superfície de dormir firme e estável, com pouco afundamento do corpo

O Valevåg é um colchão de molas ensacadas com camada de espuma da IKEA, posicionado na gama média em termos de preço. Está disponível em duas versões de firmeza – médio-firme (3.5 de 5) e firme (4 de 5) – aproximadamente equivalentes a 7/10 e 8/10 na escala de firmeza.

Este colchão atrai principalmente pelo seu preço acessível e promessa de equilíbrio entre conforto e suporte. Com um núcleo de molas ensacadas e uma camada fina de espuma, o Valevåg tenta oferecer o essencial de um colchão híbrido a um preço mais acessível.

Em suma, é uma opção que pode interessar quem procura um colchão de molas básico mas funcional, especialmente para quem dorme de costas ou de barriga para baixo, como veremos em detalhe a seguir.

Pontos Fortes

  • Preço acessível para um colchão híbrido (bom custo-benefício inicial)
  • Bom suporte e alinhamento da coluna para quem dorme de barriga para cima ou para baixo
  • Disponível em duas opções de firmeza (médio-firme e firme) para adequar à preferência pessoal
  • Núcleo de molas ensacadas com 5 zonas de conforto, ajudando a distribuir o peso e aliviar zonas de pressão nos ombros e ancas

Pontos Fracos

  • Camada de espuma demasiado fina, podendo levar a pontos de pressão em certas posições
  • Qualidade dos materiais modesta, com relatos de covas após pouco tempo de uso
  • A versão "firme" não é tão firme quanto o esperado
  • Política de devolução menos flexível (troca em vez de reembolso) comparada a outras marcas

Isolação de Movimentos

Uma das vantagens de um colchão de molas ensacadas em vez de molas contínuas é justamente reduzir a transferência de movimento. No caso do Valevåg, cada mola atua de forma independente, o que já limita um pouco as vibrações de um lado para o outro.

Na prática, isso significa que quando uma pessoa se mexe ou se levanta da cama, o parceiro ao lado sente menos os solavancos do que sentiria num colchão de molas tradicional.

Nos testes objetivos, o Valevåg apresentou um nível moderado de transferência de movimento. Ou seja, não é o melhor nesta categoria, mas também não é desastroso. Os picos de vibração foram mantidos dentro de um intervalo razoável de amplitude, dissipando-se em aproximadamente 1 segundo.

Em suma, a maioria dos casais não deverá ser muito incomodada pelos movimentos normais do parceiro durante a noite. Pode ocorrer uma ligeira vibração quando um dos lados se mexe bruscamente, mas nada que vá despertar a outra pessoa facilmente.

Para um colchão de molas, o Valevåg até que isola bem os movimentos, graças às molas ensacadas e à fina camada de espuma que absorve parte do impacto. Apenas casais extremamente sensíveis a qualquer movimento ou que durmam muito levemente talvez percebam alguma transferência – caso contrário, este critério não deve ser um problema significativo.

Qualidade dos Materiais

No que toca à construção e materiais, fica claro que o Valevåg foi projetado com foco na funcionalidade e acessibilidade, e não em luxo. A estrutura interna consiste basicamente em: uma camada superior acolchoada de tecido poliéster, uma espuma de poliuretano simples logo abaixo e, no núcleo, molas de aço individuais em bolsos de tecido.

Há também 5 zonas de conforto ao longo do colchão, supostamente para oferecer diferentes níveis de firmeza conforme a parte do corpo – por exemplo, regiões ligeiramente mais macias para ombros e ancas, e mais firmes sob a lombar – visando manter a coluna alinhada.

Em teoria, essa segmentação de zonas ajuda a adaptar o colchão à curvatura do corpo. No entanto, os materiais utilizados são relativamente básicos: espuma convencional (não é memory foam nem látex) e molas de calibre padrão.

Ele cumpre a proposta de fornecer o essencial – um mix de espuma e molas ensacadas – mas fica aquém de colchões premium que usam espumas de alta densidade ou materiais avançados.

Um detalhe importante é a espessura da camada de conforto (espuma + acolchoado): no Valevåg, é demasiado fina, em torno de 5 cm total. Isso é cerca de metade (ou menos) do que se encontra em colchões híbridos mais sofisticados, que costumam ter pelo menos 10 cm de espumas macias por cima das molas.

Essa economia de material deixa a superfície menos "fofa" e pode impactar outros fatores como alívio de pressão (discutido a seguir). A densidade da espuma também não impressiona – estima-se ~33 kg/m³, trocado por miúdos, uma espuma de poliuretano de nível banal.

Em termos de acabamentos, não há muitos mimos também: as laterais são costuradas à máquina (e não a mão, como em modelos de luxo), e o colchão é unilateral (não pode virar e usar do outro lado), concentrando todo o desgaste num só lado.

Quanto à durabilidade, aqui é um ponto de atenção: Devido aos materiais mais simples, o Valevåg pode não ter a longevidade dos colchões topo de linha. Muitas pessoas relatam afundamentos e perda de suporte após relativamente pouco tempo de uso. Há queixas de formação de covas no meio do colchão e sensação de enfraquecimento das molas, levando a desconforto e dores nas costas.

Em parte, isso é esperado dado o preço — custando uma fração de modelos concorrentes, é inevitável que a IKEA tenha cortado custos nos materiais.

Então, vale entender que o Valevåg sacrifica um pouco de qualidade e robustez em prol de um preço mais baixo. Para usos de curto prazo, quartos de hóspedes ou situações onde o orçamento é limitado, ele entrega o necessário; porém, para quem procura um colchão para muitos anos sem deformações, talvez seja prudente investir em algo com materiais mais resistentes.

Camadas e materiais do Ikea Valevåg

Alívio de Pressão

É no Alívio de pressão é onde o Valevåg enfrenta dificuldades. A combinação de alta firmeza com pouca espuma macia na camada superior faz com que este colchão não se molde tanto às curvas do corpo, podendo criar pontos de pressão – especialmente em pessoas que dormem de lado.

Nos nossos testes, identificamos que dormir de lado no Valevåg tende a exercer muita pressão sobre ombros e ancas, devido à rigidez da superfície. Isto ocorre porque, com apenas ~5 cm de espuma antes das molas, as partes ósseas do corpo ficam muito suportadas pela camada firme, em vez de serem protegidas por essa espuma.

Testes com mapas de pressão mostram níveis altos de pressão concentrada nos ombros de um indivíduo de ~64 kg de peso, o que não é um bom sinal. Se uma pessoa leve já sente esses pontos de pressão, alguém mais pesado ou com ombros/lombos sensíveis pode sentir ainda mais incómodo.

Apesar das tais zonas de conforto projetadas para aliviar essas áreas (com molas/espuma um pouco mais permissivas em pontos estratégicos), na prática o alívio foi considerado insatisfatório. O Valevåg simplesmente não tem espessura de espuma suficiente para quem precisa que o colchão "abrace" um pouco as curvaturas do corpo.

Para quem dorme de lado, isso significa que após algumas horas poderá surgir dormência ou dor no ombro de apoio ou na anca, já que a pressão não é bem redistribuída. Muitos utilizadores descrevem a sensação como de um colchão mais duro do que esperavam, sem aquele alívio nos pontos de contato.

Por outro lado, nem tudo está perdido: vale lembrar que colchões mais firmes (como este) tendem a manter o corpo "por cima" da superfície em vez de afundado, o que beneficia quem dorme de costas ou barriga para baixo.

Nessas posições, o peso é distribuído de forma mais uniforme e não há uma pressão tão concentrada num ponto só. De facto, o Valevåg consegue manter a lombar relativamente alinhada e sem colapsar nessas posturas, oferecendo um suporte decente para a coluna.

Portanto, alguém que durma de costas poderá achar o colchão confortavelmente firme (desde que goste dessa sensação), e não sofrer com pontos de pressão isolados.

O problema maior recai mesmo sobre quem dorme de lado ou pessoas com articulações sensíveis: para esses, o Valevåg pode se revelar duro demais, faltando aquela maciez necessária para um alívio de pressão eficaz.

Regulação de Temperatura

O Valevåg não foi projetado com nenhuma tecnologia específica de arrefecimento – não existe nenhum gel refrescante na espuma, tecidos de mudança de fase, ou capas especiais termorreguladoras.

Basicamente, a construção é tradicional, o que significa que faltam recursos ativos para dissipar calor. A capa acolchoada de poliéster reciclado, embora macia ao toque, também não contém elementos de arrefecimento avançados e pode reter algum calor semelhante a qualquer tecido comum.

Por outro lado, o fato de ser um colchão híbrido de molas traz um benefício: existe espaço para circulação de ar através do núcleo de molas. Diferente de um colchão 100% espuma (que tende a "abafar" mais o calor), o Valevåg permite que o ar interno se mova um pouco conforme a pessoa se mexe, e essas correntes de ar ajudam a dissipar parte do calor corporal acumulado.

As molas ensacadas, portanto, atuam como condutores passivos de ventilação. Além disso, a espuma usada não é daquelas de memória super densas (que costumam reter muito calor); é uma espuma simples, mais arejada, que aquece menos do que memory foam denso.

O colchão Valevåg aquece um pouco mais que alguns concorrentes com melhor design de ventilação, mas não chega a esquentar exageradamente. Para a grande maioria dos utilizadores, o colchão deverá proporcionar uma noite de sono em temperatura neutra.

Se costuma dormir num quarto com temperatura amena e não é extremamente calorento, dificilmente terá problemas – o colchão não vira um forno.

No entanto, para quem sofre muito com calor ou mora em clima quente sem ar-condicionado, talvez o Valevåg possa reter calor a mais do que o ideal nas noites de verão.

A ausência de camadas refrescantes pode ser sentida por essas pessoas mais sensíveis.

Garantia e Assistência

IKEA logo
Trustpilot rating: 1.3

IKEA

No mercado dos colchões desde 2015

Gigante sueca do mobiliário, oferece colchões com boa relação preço-qualidade e design minimalista.

A política de garantia e assistência da IKEA oferece tranquilidade ao comprador, começando com 90 dias de teste em casa. Durante este período, pode usar o colchão e, se não ficar satisfeito, devolvê-lo sem custos adicionais. O processo de devolução é simples – basta contactar o suporte ao cliente da IKEA, que agendam a recolha em casa e reembolsam o valor integralmente.

O IKEA oferece uma garantia limitada de 10 anos para o colchão Valevåg, cobrindo defeitos de materiais e fabricação. Isto inclui, por exemplo, molas partidas, deformações anormais da espuma ou costuras com defeito de origem. É uma garantia alinhada com o padrão da indústria – muitos colchões de gama semelhante também dão 10 anos.

Vale notar que a garantia não cobre desgaste natural ou avarias causadas pelo uso indevido. Portanto, se após alguns anos o colchão ceder um pouco ou ficar mais macio (o que é considerado desgaste normal), provavelmente não será considerado defeito de fabrico.

É sempre importante guardar a nota fiscal/recibo de compra, pois será exigido em qualquer acionamento da garantia.

No que diz respeito à política de teste e devolução, a IKEA segue a abordagem "Adore-o ou Troque-o". Ou seja, o comprador do Valevåg tem 365 noites para experimentar o colchão em casa.

Se dentro desse período não ficar satisfeito, é possível devolvê-lo uma única vez e trocá-lo por outro modelo de colchão da IKEA.

Importante salientar: Ao contrário de outras marcas que oferecem reembolso total, a IKEA normalmente realiza uma troca ou emite um crédito em loja. Poderá escolher outro colchão do catálogo se o Valevåg não agradar – mas não conseguirá o seu dinheiro de volta.

Quanto à assistência e apoio ao cliente, o IKEA é uma empresa global e consolidada, o que traz alguns prós e contras. Por um lado, há toda uma estrutura de lojas físicas e atendimento ao consumidor bem estabelecida – se tiver algum problema com o colchão, você pode contactar o IKEA facilmente, seja por telefone, internet ou indo a uma loja.

A logística de troca/garantia tende a ser relativamente simples: geralmente envolve agendar a recolha do colchão ou levá-lo de volta à loja. Por outro lado, avaliações de consumidores internacionais refletem que o atendimento é algo impessoal e demorado: o IKEA possui uma nota baixa em índices de satisfação no suporte, com reclamações sobre demoras e dificuldade em resolver problemas.

Em plataformas como o Trustpilot, o IKEA aparece categorizada como "Muito má", muito devido a experiências negativas de entrega e serviço pós-venda relatadas por clientes. Claro, milhões de pessoas compram sem problemas, mas é bom estar ciente de que o pós-venda da IKEA não recebe tantos elogios quanto o de outras marcas mais focadas em colchões.

Opiniões sobre o IKEA Valevåg

Inês Morais

Inês Morais

Editora Chefe

Especialista em comunicação com foco em conteúdo técnico e científico.