No que toca a dormir bem, sabemos que existem diferentes fatores a ter em conta, como o ambiente em que vamos dormir, o tipo de colchão e os rituais antes de adormecer. A posição para dormir é, também, um fator relevante, pois na falta de conforto, o nosso corpo não descansa.
Todas as posições têm vantagens e desvantagens, mas a melhor posição para dormir é de lado, pois é a que garante benefícios mais variados, desde melhor funcionamento do sistema digestivo e das vias aéreas à promoção de melhor postura. Assim, dormir de lado é a posição que mais contribui para o nosso bem estar.
Posições para Dormir: Vantagens e Desvantagens de Cada Uma
Dormir de lado
Como já vimos anteriormente, dormir de lado com os joelhos ligeiramente fletidos (sem atingir a posição fetal) mostrou ser a posição mais adequada, pois pode minimizar tensão nas costas e no pescoço ao aliviar peso sobre a coluna vertebral.
Vantagens
- Melhor funcionamento do sistema disgestivo e das vias aéras.
- Promoção da melhor postura possível, minimizando a tensão nas costas e no pescoço ao aliviar o peso sobre a coluna vertebral.
- Posição mais benéfica para quem ressona e sofre de apneia do sono.
- Papel importante na limpeza de moléculas tóxicas no cérebro. Um estudo publicado no The Journal of Neurosience revela que esta posição beneficia o sistema de drenagem linfática.
- Promove uma melhor circulação de sangue.
Desvantagens
- Pode contribuir para um desalinhamento da coluna, especialmente quando não dormimos no colchão adequado.
- O apoio da face na almofada, a longo prazo, pode causar mais rugas faciais.
Recomendações
- Colocar uma almofada entre os joelhos ajuda a corrigir a postura, caso o colchão não seja o mais adequado para dormir de lado.
- Dormir com os joelhos ligeiramente fletidos (sem atingir a posição fetal) mostrou ser a posição mais adequada no geral.
- Devemos optar por um colchão de firmeza baixa, que se adapte aos nossos contornos, pois, assim, garantimos o alinhamento da nossa coluna.
- No caso de problemas gastrointestinais, como refluxo gástrico e azia, os especialistas recomendam, também, esta posição na hora do sono.
Dormir do lado esquerdo ou direito?
A resposta é clara dormir do lado esquerdo é a melhor opção para:
- Evitar refluxo e azia, uma vez que o estômago se encontra ligeiramente à esquerda e, desta forma, os sucos gástricos, por força da gravidade, não são canalizados para o esófago.
- Promover a drenagem linfática do sistema nervoso central.
- Melhorar a circulação sanguínea, através da menor pressão exercida no lado direito, na veia cava inferior, que é por onde o sangue passa para regressar ao coração, e do desimpedimento da artéria aorta. Especialmente importante durante a gravidez, pois o coração precisa de bombear sangue com mais intensidade para sustentar o bebé (dormir do lado direito compromete a circulação de sangue necessária, uma vez que há peso extra do lado da veia cava inferior).
Barriga para cima
Dormir de barriga para cima é, portanto, a segunda melhor opção.
Vantagens
- Não existe a necessidade de ajustar a posição durante a noite, pois esta posição é a que garante uma melhor postura, estando o peso distribuído por igual.
- Reduz a pressão sobre a coluna sendo que ajuda a evitar dores de pescoço e de costas.
- Promove uma melhor respiração da pele da cara.
Desvantagens
- Maior pressão no fundo das costas, zona que não fica apoiada no colchão devido à curvatura natural da coluna.
- Maior propensão para ressonar e intensificação dos sintomas de apneia de sono, uma vez que nesta posição a obstrução das vias aéreas é mais acentuada.
Recomendações
- Ao dormir nesta posição, para evitar qualquer desconforto ou dor no fundo das costas, recomenda-se que flitam as pernas, colocando uma almofada por baixo dos joelhos.
Barriga para baixo
Dormir de barriga para baixo é a posição menos recomendada, pois apresenta mais desvantagens do que vantagens.
Vantagens
- Desimpedimento das vias aéreas, diminuindo o ressono.
Desvantagens
- Elevada tensão no pescoço, uma vez que tem de ficar virado praticamente num ângulo de 90 graus.
- Danos na coluna vertebral, a médio e longo prazo, devido à curvatura côncava.
Recomendações
- Para otimizar o sono nesta posição, devem escolher um colchão mais firme. Assim, o peso do corpo fica distribuído da melhor forma possível.
Antes de se posicionarem para dormir…!
É importante reter que apesar de, cientificamente, haver uma posição para dormir mais recomendada, no final, devemos considerar como nos sentimos. Se dormimos, por exemplo, de barriga para baixo e acordamos descansados, sem sinais de privação de sono ao longo do dia, não há razão para fazer quaisquer alterações.
Acham que está hora de mudarem a vossa posição de dormir? Contem-nos nos comentários!